Você é o piloto da sua vida?

piloto

Quem é o piloto da sua vida?
Quem está conduzindo os seus passos?

Ontem uma amiga me ligou pra me contar um sonho e pedir que eu a ajudasse a interpretá-lo.
Ela havia sonhado que estava em uma cidade estranha, não conhecia muito bem o vilarejo por onde dirigia, mas que o mais curioso e angustiante do sonho era o fato de que ela estava dirigindo detrás do banco do motorista. Sim! Ela dirigia a partir do banco de passageiros da parte traseira do carro.

Ela não enxergava muito bem as ruas e os obstáculos, uma vez que sua visão estava limitada. Era difícil pra ela conduzir o veículo a partir desse ponto em que se encontrava. Para atrapalhar ainda mais, ela relatou que sobre o seu colo havia muitos papeis, livros, mapas e um celular que não parava de lhe enviar notificações. Ou seja: além de estar em uma posição pouco privilegiada para guiar seu próprio veículo, ainda estava cheia de distrações, que a atrapalhavam ainda mais no seu ato de pilotar.

Conversamos um pouco acerca de como ela se sentia com relação à direção de sua própria vida neste momento.
Perguntei-lhe se ela se sentia conduzindo a própria vida. Quem, afinal, era o piloto de sua vida?
Ela responde-me que, com muita dificuldade, tentava ser a condutora de seus caminhos, mas que vinha enfrentando muitas dificuldades nessa tarefa.

Perguntei-lhe acerca das distrações. Ela me disse que a mente dela andava a mil, sem momentos de pausa e de descanso. Que, no meio de tantas obrigações e abstraimentos, ela se sentia cansada e, por vezes, sem o controle de seus próprios atos.
Continuei a série de perguntas. A seguinte foi: Você sabe para onde está indo? Sabe a que lugar deseja chegar neste “dirigir” atordoado? Está sendo guiada por algum propósito, uma razão maior, ou está simplesmente sendo levada pelo seu próprio piloto automático?

Ela calou e chorou. Entendeu que seu subconsciente estava lhe passando uma mensagem muito clara: tome as rédeas da sua vida, conduza-a com coerência e com tranquilidade, defina aonde deseja chegar e trace o melhor caminho, livre-se de distrações que lhe atrapalhem, assuma o volante, volte para o banco do piloto e comande a sua rota. Você é a única pessoa responsável pela direção que está imprimindo ao seu trajeto.

Com essa história simples mas bastante ilustrativa, deixo aqui algumas reflexões para que nós também possamos refletir acerca do rumo que estamos imprimindo às nossas jornadas.

– Quem é o piloto da sua vida? Você está em que banco do carro?

– Qual o seu ângulo de visibilidade da rota?

– Você já definiu o seu destino? De onde está saindo e para onde deseja ir?

– Quem é o seu copiloto? Há alguém nesse veículo com você, apoiando-lhe, dando-lhe suporte e orientando-lhe nas horas nas quais falta discernimento? (Afinal, até os melhores pilotos de Fórmula 1 tem toda uma equipe no rádio sugerindo estratégias e direcionando-lhes durante as corridas).

– Quais as distrações que andam fazendo-o desviar de sua rota? Você tem consciência dessas distrações? O que fazer para afastá-las de seu caminho?

– Você tem prestado atenção às mensagens de seu subconsciente? Tem anotado e interpretado seus sonhos? Tem prestado atenção às suas pequenas e grandes ações no dia a dia? Tem estado alerta aos sinais que o Universo coloca em seu caminho?

piloto-2

Por fim, deixo a sugestão de uma palestra maravilhosa que assisti com o Coach português Gustavo Santos, na qual ele fala sobre a importância de cultivarmos o amor-próprio e sermos os principais atores de nossas vidas.

Se quiser assistir, CLIQUE AQUI.

O Gustavo tem outros vídeos maravilhosos também, que talvez possam te ajudar nesta caminhada de retorno ao papel de piloto de sua própria vida. Este é o canal dele no YouTube.

Deixo, ainda, dicas de alguns livros que podem ser úteis na sua jornada:

– O que realmente importa?, Anderson Cavalcante (Editora Sextante)
– Choose the life you want, Tal Bem-Shahar
– 100 Maneiras de motivar a si mesmo, Steve Chandler (Editora Sextante)
– Being you, changing the world, Dain Heer
– Os desafios à força de vontade, Kelly McGonial

Que sejamos todos pilotos de nossas próprias vidas!

Sobre o Autor Ver Todos os Posts Website Autor

Lara Lobo

Sou, assim como vocês, uma buscadora! Curiosa, viajante, fotógrafa amadora e praticante de tudo o que traz equilíbrio à vida. Escritora por terapia, comunicadora por vocação, estudiosa por paixão. Engajada em conhecer-me cada vez mais e, assim, poder ajudar cada vez mais pessoas a também se conhecerem. Alguém que anseia partilhar caminhos, reflexões, jornadas e hábitos que conduzam a uma vida mais equilibrada. Diplomata e professora de Yoga por amor.